terça-feira, 1 de novembro de 2011

Recordar é Viver (parte 2)























O ano era 1943, e numa reunião da Federação Paulista de Futebol estavam os dirigentes dos times de São Paulo e a mídia toda reunida. Diziam que seria o maior campeonato regional da história até então. Mas O Palestra Itália (Palmeiras) e o Corinthians vinham de uma hegemonia no futebol paulista sem igual. 
Ninguém conseguia vencê-los, e muito se especulava que o título ficaria com um ou com outro. 


Os dirigentes dos dois times travavam um duelo de palavras acalorado, mas num determinado momento do debate um repórter disse que para saber quem seria o campeão, o melhor era lançar uma moeda ao alto, se desse "cara" o Corinthians seria o campeão, e se desse "coroa" seria o Palmeiras. Disse isso para colocar panos quentes na discussão. Mas um outro repórter disse: "E o São Paulo?" Todos riram no lugar e disseram que o São Paulo só seria campeão se a moeda caísse em pé. E o dirigente são paulino da época, o Frederico Antonio Germano Menzen, mais conhecido apenas como Frederico Menzen, disse que naquele ano a moeda cairia em pé. E de fato caiu. Naquele ano o São Paulo conquistou o seu primeiro campeonato paulista contando com a genialidade de Leônidas da Silva e do goleiro King, esse goleiro foi uma contratação por parte de Frederico Menzen. 


Frederico Menzen seria ainda o Presidente do Conselho Deliberativo Tricolor de 1946 a 1949, seria o Vice- Presidente do clube em 1954, em 1958 integraria a Comissão Pró-Estádio, criada para planejar a construção do Morumbi. De 1962 a 1972, ele seria eleito sucessivamente membro do Conselho Deliberativo. Até a sua morte, nosso personagem permaneceu a serviço do São Paulo FC, sua maior paixão. Figura absolutamente inesquecível na vida do Tricolor, ele recebeu o título honorífico de Presidente Benemérito do São Paulo FC.


Curiosidades:
Naquele ano a torcida tricolor desfilou pelas ruas de São Paulo, durante a madrugada toda, com um carro alegórico enfeitado com uma grande moeda em pé sobre ele, em referência ao título que o São Paulo F.C. acabara de conquistar.


Fonte: www.spfc.net

2 comentários:

  1. ótima história cara, acho muito importante esse tipo de conto, porque muitas vezes, o SPFC é visto como um time de tempos modernos e sem grandes histórias no passado, esse tipo de história reaviva a grande tradição do nosso tricolor! parabéns de novo meu irmão!

    ResponderExcluir
  2. É cara o São Paulo é meio estigmatizado mesmo, temos muita história apesar de sermos um clube mais novo que os demais, mal sabem que o clube não era o time elitizado que todos pensam, nossa torcida veio do interior, com o êxodo rural, pois quem ear da cidade torcia pro Corinthians e quem era italiano torcia pro Palmeiras, nós crescemos por competência própria e um pouco de sorte pela época em que fomos fundados. O São Paulo tem história demais pra ser contada e é pra isso que estamos aqui! Abraz

    ResponderExcluir