quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ídolos: Careca
























Tornou-se conhecido no Guarani, em 78, pelo título de campeão brasileiro e uma atuação de destaque na final, frente ao Palmeiras. Quando foi contratado pelo São Paulo estava em baixa, passando por um período tão ruim que para muitos não tinha retorno. Mas, estrutura, a camisa eo glamour do SPFC se encarregaram de recuperar este grande craque, importantíssimo nas conquistas dos títulos paulistas de 85 e 87 e do brasileiro de 86. Neste último, aliás, marcou um gol inesquecível na final contra o Guarani, empatando o jogo no último segundo da prorrogação. 


Dizem ter sido a final mais emocionante de um campeonato brasileiro. O Guarani ganhava pelo placar mínimo, e a torcida bugrina já entoava gritos de "É campeão". No estádio já se ouvia o hino do Guarani. Foi quando no último lance, o goleiro Gilmar Rinaldi ouviu do técnico Pepe o famoso: "Joga pro Careca!". Gilmar cobrou um tiro de meta para o zagueiro Wagner Basílio que deu um bico em direção a grande área, Pita desviou de cabeça e a bola parou nos pés do nosso camisa 9. Careca não perdoou, dentro da grande área pelo lado esquerdo enfiou o pé na bola de primeira, estufou as redes e calou o Brinco de Ouro. Nas penalidades brilhou a estrela do goleiro tricolor. São Paulo Bi-campeão Brasileiro.


Jogou na seleção brasileira nas Copas de 86 e 90. Foi também campeão italiano pelo Nápoli, formando dupla com o argentino Diego Maradona. No final da carreira atuou, também com destaque, no Japão.


Ficha técnica: 
Antonio de Oliveira Filho / Centroavante
Jogos disputados pelo SPFC: 190
Estreia: 30/01/1983
Último jogo: 16/06/1987
Gols Marcados no SPFC: 115
Nascimento: 05/10/1960, Araraquara (SP).
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1985 e 1987, Campeão Brasileiro de 1986.


Fonte: www.saopaulofc.net (site oficial do São Paulo Futebol Clube) e Wikipedia.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário