segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ídolos: O Diamante Negro

Leônidas da Silva, "Homem-Borracha" ou "Diamante Negro", é para mim (e muitos outros torcedores tricolores) o jogador mais importante da história do SPFC. Calma, não confunda "mais importante" com "melhor". 
Leônidas era o Pelé da época dele (décadas de 30 e 40), era goleador e genial com a bola nos pés. Credita-se a ele a invenção do gol de bicicleta, ele mesmo diz que foi o inventor da jogada plástica. 
O São Paulo era um time que tinha acabado de se reerguer após a fusão dos clubes Associação Atlética das Palmeiras com o Club Athlético Paulistano. E como tinha como concorrentes na capital os poderosos SCCP e o Paléstra Itália, o São Paulo viu na possibilidade de contratação de Leônidas da Silva junto ao Flamengo, a chance de incomodar os grandes da capital paulista. 
O jogador já era veterano e muitos não acreditavam mais num futebol de alto nível por parte dele. Mas como Pelé da época Leônidas foi um dos maiores cases de marketing da história do futebol brasileiro. Com ele o São Paulo ganhou nome, ganhou torcedores e simpatizantes. Com ele o São Paulo Futebol Clube se firmou entre os grandes times de São Paulo. Quem o ajudou a trazê-lo para o SPFC foi o dirigente da época Paulo Machado de Carvalho, conhecido como o "Marechal da Vitória". Os filhos do Paulo Machado faziam parte da primeira torcida organizada da cidade de São Paulo, o "Grêmio-São Paulino". Isso tudo foi reflexo da contratação mais cara da época. Não apenas ganhamos muito nos bastidores e extra-campo, como também ganhamos 5 campeonatos paulistas na década de 40 exatamente após a contratação do Diamante Negro.
É por isso que para mim Leônidas da Silva pode ser chamado de o mais importante jogador da história do São Paulo Futebol Clube, ele, nos fez grandes, mas muitos outros craques depois nos fizeram SOBERANO.

Curiosidades: O chocolate da Kraft, Diamante Negro, recebeu esse nome em homenagem ao Leônidas da Silva, e até hoje é um dos principais produtos do portfólio da Kraft no Brasil.

Ficha técnica:
Leônidas da Silva "Diamante Negro" / Centroavante 

Jogos disputados pelo SPFC: 212
Estreia: 24/05/1942
Último jogo: 03/12/1950
Gols Marcados no SPFC: 141
Nascimento: 06/09/1913. Rio de Janeiro (RJ).
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.

Fonte: wikipedia.org e www.saopaulofc.net (site oficial do São Paulo Futebol Clube).


Nenhum comentário:

Postar um comentário